Nossas Práticas
Sustentabilidade
A MVM Trading baseia-se na premissa de colaboração e criação de valor para todos que compõem as cadeias logísticas nas quais atua, compartilhando resultados e fomentando ciclos virtuosos entre todos os elos – produtores, fornecedores, processadores, operadores logísticos, atacadistas, varejistas e consumidores.
Fornecedores, processadores, agentes comerciais e operadores logísticos parceiros, no Brasil e no Exterior, tem prioridade na participação das operações da MVM Trading à medida que, assim como a própria empresa, invistam e privilegiem práticas ambientais sustentáveis, como ecoeficiência energética, uso racional do solo e da água, gestão eficiente de resíduos e dejetos, utilização de madeira de reflorestamento ou certificada, preferência por mão-de-obra local, reciclagem e reutilização, bem estar animal, entre outras.
A sustentabilidade empresarial também é meta constante de gestão da MVM Trading, ao aliar a obtenção de resultados e a viabilidade financeira à valorização, no dia-a-dia, de práticas como o apoio a iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente; a preferência por materiais recicláveis em seus processos logísticos; a não utilização, em hipótese alguma, de trabalho infantil, forçado ou escravo; o respeito total às leis ambientais dos países onde ofertar seus produtos e prestar seus serviços; a não adotar práticas corruptas ou desleais nas suas relações negociais; e a transparência na informação aos clientes a respeito das características dos seus produtos e serviços, dentre outras.
Rastreabilidade e Monitoramento da Cadeia Logística
Garantir a qualidade de todos os fatores operacionais e logísticos é fator determinante para que a MVM Trading alcance sua missão de ofertar um ótimo nível de serviços de comércio exterior e de logística com máxima efetividade. Para tanto, a empresa desenvolveu e executa permanentemente um processo de monitoramento total em todas as etapas da sua cadeia de valor por produto ou serviço, para garantir que suas premissas de qualidade, sustentabilidade, ética e transparência sejam replicadas por todos associados, fornecedores e operadores logísticos parceiros.
Compõe também esse processo de monitoramento o controle de riscos socioambientais, a disseminação de modelos de negócio responsáveis e o constante aprimoramento técnico dos parceiros. A MVM Trading emprega ferramentas no âmbito deste monitoramento, como permanentes auditorias de qualidade próprias e independentes, consultas mensais a dados públicos de fontes oficiais ou confiáveis, acompanhamento de relatórios semanais e, sempre que identificadas inconsistências ou desconformidades, desenvolvimento e implantação de planos de melhorias, culminando, em casos graves ou incorrigíveis, com o descredenciamento e o encerramento de contratos e arranjos empresariais.
Ecoeficiência
A atuação da MVM Trading traduz em si o conceito de ecoeficiência pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD, 1992), na medida em que busca entregar produtos e serviços com preços justos e competitivos que satisfaçam as necessidades de seus clientes e tragam qualidade de vida a consumidores e a produtores, elos vitais de toda supply chain.
A empresa alia, em suas práticas gerenciais, desempenho econômico e ambiental, visando à redução dos impactos ambientais, usando mais racionalmente suas matérias-primas e a energia, reduzindo os riscos de acidente e melhorando a relação com seus diversos stakeholders em 05 (cinco) grandes frentes: gestão ambiental, eficiência e sustentabilidade energética, uso racional da água, controle de emissões e gestão de resíduos.
Boas Práticas de Comércio Exterior e de Logística Internacional
A MVM Trading adota e incentiva a adoção de boas práticas de comércio exterior e de logística, que levam em conta as agendas regulatórias dos órgãos e entidades nacionais, estrangeiras e internacionais; que promovem e garantam transparência, rastreabilidade e segurança das operações; que privilegiam o compliance em todas as etapas de uma supply chain; que aprimoram o uso das soluções de tecnologia da informação nos processos; e que garantem os direitos de amplo espectro das pessoas envolvidas nas operações, dentre outras.
Inovação e P&D
Inovação é tema relevante na estratégia da MVM Trading, cuja definição se alinha com a apresentada no Manual de Oslo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD, 2005) ao entendê-la como a “implementação de um produto novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de negócio, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas”.

A essência metodológica e gerencial de inovação da empresa, para cada um de seus produtos e serviços, traduz-se na utilização de fontes e idéias internas e externas ao ambiente organizacional e pressupõe trabalhar com profissionais qualificados, por acredita que podem agregar muito valor ao processo de P&D da companhia.
A MVM Trading entende que os seus resultados e a sua posição vencedora vêm da adoção de um melhor modelo de negócios e não apenas da simples introdução de um produto ou serviço no mercado, e por isso estimula constantemente o melhor uso das idéias internas e externas, da propriedade intelectual própria e a adquirida, em seus processos de inovação.
Qualidade Total
Qualidade é inerente à MVM Trading, está impressa em seu DNA, e a companhia tem o firme compromisso de garantir a qualidade e a segurança em toda a cadeia de valor em que atua, inclusive no que tange à comercialização de seus produtos e serviços e ao pós venda.
A empresa aplica as melhores práticas de garantia da qualidade nas etapas de desenvolvimento de todos os seus processos operacionais e logísticos. Rigorosos protocolos internacionalmente aceitos são aplicados durante as etapas de operação, com registros coletados e gerenciados no âmbito da rastreabilidade, de modo que os resultados sejam otimizados e satisfatórios para nossos clientes.
Governança Corporativa
A MVM Trading aprimora constantemente seu sistema de processos e seus instrumentos de controle e de gestão de negócios, todos devidamente alinhados com os objetivos estratégicos da companhia. Este princípio de governança também serve como parâmetro para o relacionamento com todos os nossos stakeholders internos e externos, cujos pilares são: equidade, transparência, compliance, responsabilidade social e ambiental, e veracidade na comunicação.
Responsabilidade Social Empresarial (RSE)
Ciente de sua importância junto à comunidade global e em particular junto às comunidades onde atua e exerce suas atividades econômicas, a MVM Trading busca cooperar com iniciativas voluntárias e institucionais de natureza ética, ambiental e social, envolvendo seus principais stakeholders e visando a busca de objetivos que alavanquem o desenvolvimento sustentável e preservem os recursos ambientais e culturais, sempre respeitando a diversidade e buscando diminuir as desigualdades sociais.